Muitas pessoas já ouviram falar ou viram imagens, mas, ainda não conhece os sabores do Bioma Cerrado, nunca provou ou não sabe como utilizar em seu dia a dia. Inúmeras iniciativas, ONGs, chefs, sorveterias, panificações e docerias saudáveis vêm incluindo frutos e especiarias em receitas para divulgar o potencial nutritivo e saboroso dos frutos do cerrado, ressaltando a necessidade de preservação do bioma.
Esse também é nosso propósito! Contribuir para divulgar o conhecimento sobre os frutos e especiarias do Bioma Cerrado, oferecendo produtos versáteis com ingredientes orgânicos e artesanais para a alimentação saudável cotidiana. Nesta página você encontra conteúdos sobre os benefícios nutricionais e funcionais dos alimentos naturais que compõem os produtos Agriarte_Tradição&Alimento.
Confira as receitas saudáveis com opções veganas, sem glúten, sem lactose e sem açúcar!
Reunimos receitas saborosas e nutritivas para inspirar você a incluir os sabores do cerrado em seu dia a dia.
Confira, também, os links ao final de cada artigo, para ficar por dentro das pesquisas e notícias sobre os frutos e especiarias do Bioma Cerrado e dos alimentos orgânicos e artesanais de presentes em nossos produtos!
Receitas e dicas para você diversificar ainda mais a sua alimentação saudável cotidiana.
Ao longo da nossa trajetória de pesquisa, produção, beneficiamento e a comercialização de produtos naturais com sabores do extrativismo no bioma cerrado, percebemos o quanto ainda há pouco conhecimento das pessoas sobre a diversidade de frutos e especiarias do Cerrado, seus possíveis usos culinários e medicinais.
Assim como as sementes criolas e as PANCs (plantas alimentícias não convencionais), a apreciação dos sabores do cerrado vêm sendo resgatada por chefs, cientistas acadêmicos, ongs e iniciativas familiares e coletivas. Cada um com seu papel no processo de reconhecimento e legitimação dos saberes e sabores dos frutos e especiarias nativas.
Apesar da constante ameaça aos biomas (desmatamentos, incêndios florestais, etc), é progressivamente crescente as iniciativas que visam a preservação e a regeneração dos ecossistemas e sistemas regenerativos de cultivo.
Recentemente, fizemos uma pesquisa no Google Acadêmico com as palavras "pancs + frutos do cerrado". Foi incrível a quantidade de artigos sobre os diversidade nutricional dos frutos do cerrado!
Não podemos afirmar que os frutos do cerrado são PANCs, mas, sim, que os sabores do extrativismo no Cerrado são não-convencionais, por enquanto...
Experimente a diversidade de sabores e nutrição das PANCs e dos frutos do nativos do ecossistema que você vive!
A sua escolha pode fazer a diferença para a preservação e regeneração da biodiversidade!
Você com saúde, colaborando com a saúde do planeta!
*.*
Acesse os links para saber mais os diversos artigos científicos sobre os frutos do cerrado:
https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=pancs+frutos+do+cerrado&btnG=
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8659632
Ingredientes:
1 banana grande
2 ovos
ou uma colher de sopa de chia (hidratada em 80ml de água morna por 20minutos)
1 colher de sopa de Farinha de Jatobá
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
Modo de Preparo:
Bata os ovos e a banana, acrescente a farinha de jatobá e, por fim, o bicarbonato.
Unte a frigideira e dore 1 (um) minuto de cada lado
Bom apetite!
Sabor e nutrição em seus lanches e café da manhâ nutritivos e saborosos!
Você com saúde, colaborando com a saúde do planeta!
Em 2018, uma pesquisa de iniciação científica realizada pelo estudante da Escola Técnica de Barreiras - BA: Diogo de Souza Reis - no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (Cetep) - demonstrou que seis pessoas com diabetes apresentaram maior equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, após consumirem, em média, três vezes ao dia, 250 mls de uma bebida nutricional preparada partir do fruto do jatobá.
A pesquisa também demonstrou que a bebida tem alto potencial de combater a anemia, dados os nutrientes da farinha de jatobá: Cálcio, Fósforo, Ferro, Potássio, Magnésio e Vitamina C. O uso da farinha de jatobá em comunidades tradicionais, é muito comum ser considerado "tônico" fortalecedor dos músculos e ossos, além de energético natural.
Pesquisas como essa se tornam cada vez mais importantes para a valorização dos frutos e sua conservação. Além de comprovar o porquê do saber popular, vai além, evidenciando os compostos e princípios bioativos que contribuem para saúde do nosso organismo. A evidência de que o consumo diário da farinha de jatobá em bebidas lácteas e vitaminas pode prevenir e auxiliar no combate à anemia e diabetes é fantástico!
Há também a pesquisa apresentada por Cíntia Pereira da Silva para obtenção do título de Mestre pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) que também revelou o efeito de diminuição da resposta glicêmica no consumo de pães a partir da adição de farinha de jatobá do cerrado.
Tudo isso, principalmente, porquê a farinha de jatobá é rica em Magnésio, que contribui com a regulação dos níveis de glicose e auxilia na produção de energia e proteínas.
Que venham mais e mais pesquisas revelando os potenciais nutritivos dos frutos do Bioma Cerrado!
Aqui em Cavalcante-GO, há vários relatos, em especial de uma jovem que afirma "já comi a cota de jatobá da vida! De tanto que que comi quando criança!". Outro relato, de uma senhora, Dona Cecília, recomenda dar "leite ou banana com jatobá para as crianças que estão aprendendo a andar, para fortalecer as pernas e dar sustento!"
Desfrute a nutrição e o sabor do extrativismo no cerrado em sua alimentação saudável cotidiana!
Você com saúde, colaborando com a saúde do planeta!
Valorizar os sabores do extrativismo contribui para a conservação do Bioma Cerrado em pé!
*.*
Saiba mais sobre as pesquisas em: https://blogs.canalrural.com.br/mariobittencourt/2019/09/23/na-bahia-fruto-do-jatoba-vira-bebida-nutricional-para-diabeticos-e-anemicos/
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6138/tde-25092013-080259/publico/CintiaSilva.pdf
Ingredientes:
1 e 1/2 xícaras de farinha de arroz
1/2 xícara de farinha de jatobá
1 e 1/4 xícaras de leite de côco
1/2 xícara do açúcar de sua preferência
1 colher de sopa de fermento químico
4 ovos
Modo de Preparo:
Bata os ovos com o açúcar e acrescente o leite de côco.
Acrescente as farinhas aos poucos sem parar de mexer. Adicione o fermento e asse em forma untada e em forno 200º por 50 minuntos.
Bom apetite!
Desfrute o sabor e a nutrição em sua alimentação saudável cotidiana!
Você com saúde, contribuindo para a saúde do planeta!
O Jatobá é uma a espécie arbórea que pode alcançar 40 metros de altura e 2 metros de diâmetro. Além de ser fonte de energia, o consumo do fruto do Jatobá também é tido em alta consideração em lugares como Panamá e Costa Rica por suas características afrodisíacas, especialmente nos homens. Estudos têm revelado que o fruto tem a capacidade de aumentar o desejo sexual nos homens.
Você sabia que a farinha de Jatobá tem mais cálcio que o leite e mais potássio que a banana?
Além de fortalecer os ossos, o potássio é maior do que o encontrado na banana, auxiliando no controle da pressão arterial e em casos de câimbras. O potássio é necessário para a construção de proteínas, o controle do equilíbrio ácido-base do corpo, a decomposição e o uso de carboidratos, a formação de músculos, a manutenção de um crescimento corporal normal e o controle da atividade elétrica do coração. Além de também auxiliar os nervos a funcionarem, contribui com a contração muscular e ajuda a mover nutrientes para dentro das células e a mandar resíduos para fora das células.
A farinha de jatobá também possui mais magnésio do que frutas populares no Brasil como a banana, a laranja, a maçã e o mamão. O magnésio é fundamental para mais de 300 reações bioquímicas no organismo e auxilia a manter a normalidade da função nervosa e muscular, apoiando a saúde do sistema imunológico, ajudando os ossos a permanecerem fortes e mantendo os batimentos cardíacos estáveis. Além de tudo isso, o magnésio contribui com a regulação dos níveis de glicose e auxilia na produção de energia e proteínas.
Por fim, a polpa in natura da fruta jatobá contém mais manganês do que a banana, a laranja, a maçã e o mamão. O manganês é essencial para o corpo: está envolvido em diversas funções do organismo como o processamento de carboidratos, de colesterol e de proteínas. Além de ser importante para o processo de cura de feridas.
E então? Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse superalimento?
Desfrute a nutrição da farinha de jatobá em sua alimentação saudável!
*.*
Saiba mais em:
https://www.frutiferas.com.br/jatoba
https://www.mundoboaforma.com.br/6-beneficios-da-fruta-jatoba-para-que-serve-e-propriedades/
Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras de polvilho doce
1/2 xícara de farinha de jatobá
3/4 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de ghee ou óleo de coco condensados (ou manteiga)
2 ovos
pitada de sal
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
Modo de preparo:
Misture os ingredientes secos (inclusive o fermento) e reserve.
Bata os ovos com o açúcar e o ghee ou óleo de coco condensados (ou manteiga)
Adicione aos poucos os ingredientes secos até sovar uma massa mais consistente.
Unte a bancada e abra a massa com um rolo até que fique na espessura de 0,5 cm, ou até um pouco menos.
Corte a massa conforme a sua preferência (losangos, redondos e formas para cortar biscoitos)
Unte três ou quatro assadeiras e distribua os biscoitos, não muito distantes uns dos outros.
Assar em forno 200° por 15 a 20 minutos cada assadeira.
"Dourar e não morenar", basta mudar a tonalidade do biscoito e você já pode retirar do forno. Se assar demais, o biscoito fica menos saboroso.
Espere esfriar para desenformar e conserve em recipiente por até seis meses.
Essa receita rende 80 biscoitos bem docinhos!!
Daqueles que depois da crocância, derrete na boca!
Desfrute a alimentação saudável, nutritiva e saborosa!
Você com saúde, colaborando para a saúde do planeta!
A farinha de jatobá é contém carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A (retinol), vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 (niacina) e vitamina C - importantes nutrientes para o organismo funcionar bem e saudável!
Além do ferro que combate anemia, você sabia que o consumo do Jatobá, também combate e auxilia a prevenir a depressão e a ansiedade?
Pesquisas realizadas na Universidade Federal de Mato grosso, revelam que foram encontrados no Jatobá, os mesmos flavonoides das frutas vermelhas, uva e derivados, que atuam no sistema nervoso central melhorando o quadro depressivo. A vitamina C, também presente na farinha do jatobá, é classificada como um antioxidante e é importante para a pele, os ossos e o tecido conjuntivo. Essa vitamina também auxilia no processo de cura/cicatrização e contribui com a absorção de ferro por parte do organismo.
A farinha de jatobá é rica em fibras!!
Dessas fibras, acredita-se que o teor de fibras solúveis do alimento seja de aproximadamente 11% e que o teor de fibras insolúveis seja de cerca de 42%, conforme a Embrapa Cerrados:
“As fibras solúveis têm a propriedade de se ligarem à água, formando um gel que reduz a absorção de lipídeos e açúcares, tornando-se substrato para a formação de rica flora bacteriana, retardando o esvaziamento gástrico e a absorção de glicose e reduzindo o colesterol no soro sanguíneo. As fibras insolúveis são importantes para fornecer a massa necessária para a ação peristáltica do intestino, aumentando o peso das fezes e acelerando o trânsito intestinal.” (ANDERSON, 1985; RAUPP et al., 2000).
Portanto, as fibras beneficiam a digestão, os níveis de colesterol e a saciedade!!
Farinha de Jatobá!
Superalimento!!
Desfrute o sabor e a nutrição do extrativismo no cerrado em sua alimentação saudável cotidiana!
Valorizar o extrativismo contribui para a preservação do Cerrado em pé!
Você com saúde, contribuindo para a saúde do planeta!
*.*
Saiba mais sobre as pesquisas em:
https://www.frutiferas.com.br/jatoba
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/79551/1/doc-280.pdf
https://www.mundoboaforma.com.br/6-beneficios-da-fruta-jatoba-para-que-serve-e-propriedades/
Também conhecida como a "farinha da polpa do Baru" (Dipteryx Alata), é riquíssima em antioxidantes, fibras, proteínas, minerais e açúcares de baixo índice de resposta glicêmica do nosso organismo, além de ter baixíssima quantidade de gorduras. Age como excelente tônico e favorece a disposição física e muita energia para realizar as atividades físicas do dia a dia.
O Baru (Dipteryx Alata) é um fruto do tipo "drupa": semente protegida pelo endocarpo (camada muito dura), revestido pelo mesocarpo, a polpa carnosa do fruto. A polpa é bastante adocicada, rica em açúcares, fibras e taninos - estes têm seu sabor amenizados quando a polpa é desidratada ao sol.
Para se ter um noção de seu potencial nutricional, em 100g de polpa desidratada é possível encontrar 9g de proteína, 40g de fibras, 5g de lipídeos, 38g de açúcares e 68g de carboidratos totais; além de diversos aminoácidos.
A Polimix do Cerrado sem açúcar foi elaborada para quem quer a nutrição dos frutos do cerrado com o sabor da farinha de Jatobá e da polpa (mesocarpo) do Baru, harmonizados pelo aroma natural de baunilha do Cerrado e uma pitada de sal marinho integral para conservar e realçar o sabor da mistura.
Ideal para enriquecer aquela vontade de comer frutas e sentir bastante saciedade!
Experimente a Polimix do Cerrado sem açúcar com frutas!
Também fica muito gostosa em vitaminas, sorvetes de frutas congeladas, smothies e muito mais.
Desfrute a alimentação saudável, nutritiva e saborosa!
A baunilha do Cerrado foi, recentemente, reconhecida internacionalmente pelo movimento Slow Foods, na iniciativa Arca do Gosto, um catálogo mundial que identifica e divulga sabores que estão ameaçados de extinção, mas que ainda têm grande potencial de produção, comércio e contribuição para a biodiversidade e geração de renda para famílias rurais.
Em Cavalcante-GO, há pouco tempo, o chef brasileiro Alex Atála, incentivou e estimulou a valorização das favas de baunilha como fonte de renda para a comunidade quilombola Kalunga.
Você sabe qual é o principal uso da baunilha nativa do cerrado pelo povo Kalunga?
Por seu aroma intenso, as favas são utilizadas para afastar traça, baratas e outros bichinhos de seus pertences, principalmente as roupas.
Incrível!!
Além de aroma e sabor, a baunilha surpreende em sus usos!
A maior importância ecológica de valorizar a preservação das baunilhas nativas do bioma cerrado é a consequente preservação de ambiente natural.
As baunilhas são encontradas, principalmente, em matas de galerias (com pequenos córregos) e em veredas (onde predomina a presença da palmeira Buriti). A preservação desses ambientes garantem a manutenção de nascentes, córregos, favorecendo o "berço das águas", o Bioma Cerrado
Experimente o aroma natural de baunilha nativa do bioma cerrado em alguns de nossos produtos!
Desfrute uma alimentação saudável saborosa!
Você com saúde, colaborando com a saúde do planeta!
Para mais informações, acesse:
https://slowfoodbrasil.org/arca_do_gosto/baunilha-do-cerrado/
https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/35138/1/2019_ClaudiaAngelicaNasserBrumano.pdf
"O cacau é a semente do fruto do cacaueiro e é o principal ingrediente do chocolate. Essa semente é rica em flavonoides como epicatequinas e catequinas, principalmente, além de ser rica em antioxidantes e, por isso, o seu consumo pode ter diversos benefícios para a saúde como melhorar o humor, o fluxo sanguíneo e regular o açúcar no sangue.
Além de ser antioxidante, o cacau também é anti-inflamatório e protetor do sistema cardiovascular.
O consumo regular de cacau pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:
O cacau é rico em teobromina, cafeína, feniletilamina e a tiramina, que é um precursor do triptofano, que por sua vez é precursor da serotonina, que é um neurotransmissor relacionado com a regulação do humor, ritmo cardíaco, sono e apetite. Dessa forma, o cacau pode ajudar a melhorar o humor e combater os sinais e sintomas de depressão e ansiedade.
O cacau ajuda a prevenir o desenvolvimento de trombose porque ajuda a melhorar o fluxo de sangue, o que diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos devido ao seu teor de flavonoides.
O cacau é rico em substâncias antioxidantes, ajudando a regular os níveis de colesterol circulante, o que ajuda a evitar a deposição de gordura nos vasos, prevenindo a formação de placas de ateroma e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
O cacau é rico em ferro e, por isso, o seu consumo regular pode ajudar a prevenir a anemia, já que o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, que é um componente das hemácias responsável pelo transporte de oxigênio para o organismo e que normalmente está em menores quantidades em caso de anemia.
Alguns estudos indicam que o cacau poderia tornar a digestão dos carboidratos mais lenta a nível intestinal, além de proteger as células responsáveis pela produção de insulina no pâncreas e melhorar a secreção de insulina. Além disso também poderia diminuir a resistência a insulina, o que ajuda a diminuir o risco de diabetes.
O cacau é rico em teobromina, que é um composto com atividade vasodilatadora, favorecendo a circulação de sangue para o cérebro, ajudando a prevenir doenças neurológicas como demência e Alzheimer, por exemplo. Além disso o cacau é rico em selênio, um mineral que ajuda a melhorar a cognição e a memória.
O cacau é rico em flavonoides e catequinas que chegam ao intestino grosso, o que poderia aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são bactérias boas para a saúde e que exercem efeito prebiótico, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino.
Por ser rico em antioxidantes, o cacau é capaz de diminuir o dano celular causado pelos radicais livres e a inflamação. Além disso, alguns estudos indicam que o consumo de cacau promovem a redução da quantidade de proteína C reativa no sangue, que é um indicador de inflamação.
O cacau ajuda no controle do peso porque ajuda a diminuir a absorção e a síntese de gorduras. Além disso, ao ingerir o cacau é possível ter maior sensação de saciedade, já que ajuda a regular a insulina, no entanto esse benefício está principalmente associado ao chocolate negro e não ao chocolate ao leite ou branco, já que são ricos em açúcar e gordura e pouca quantidade de cacau.
Além disso, o cacau em pó não deve ser consumido juntamente com produtos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, pois ele possui ácido oxálico, uma substância que diminui a absorção de cálcio no intestino, pois assim é possível diminuir os benefícios do cacau.
O cacau também pode ajudar a diminuir a pressão arterial, pois melhora os vasos sanguíneos ao influenciar a produção de óxido nítrico, que está relacionado com o relaxamento desses vasos.
Excelente texto extraído da página:
O cacau alcalino orgânico em pó do Chocolate Natural 50% é tão gostoso e tão integral que surpreende o sabor natural do brigadeiro de colher.
Essa receita não precisa levar ao fogo e é muito rápida e fácil de fazer!
Agora ficou fácil desfrutar uma sobremesa de chocolate a qualquer momento!
Alimentação saudável, nutritiva, diversa e saborosa!
Experimente o aroma natural de baunilha nativa do bioma cerrado do Chocolate Natural 50%! Aquele toque especial para realçar ainda mais a mistura do cacau alcalino orgânico com o açúcar mascavo artesanal!
Ingredientes:
1 colher de sopa de água
1 colher de sopa de Chocolate Natural 50%
1 colher de chá de Tahine
(pastas de oleaginosas ou óleo de coco também podem)
Modo de preparo:
Dissolva a o chocolate na água até ficar uma consistência firme, adcione o tahine para dar cremosidade e leveza.
Prontinho!!
Delícia!
Você com saúde, colaborando com a saúde do planeta!
Para mais informações, acesse:
http://brasilagosto.org/baunilhadocerrado
https://agritrop.cirad.fr/595842/1/Gu%C3%A9neau2020-Cap8-ALTERN-CERRADO-ED-MILFOLHAS-2020-05-21.pdf
Você sabe a diferença entre o cacau em pó natural e o cacau em pó alcalino?
O cacau em pó natural tem um sabor mais amargo e mais ácido do que o cacau em pó alcalino.
Além de mais suave, o cacau alcalino dissolve mais facilmente em líquidos, ideal para fazer chocolate quente ou gelado.
O cacau em pó alcalino orgânico tem tonalidade mais escura com tons avermelhados e um sabor amargo mais suave, necessitando de muito pouco açúcar para fazer aquele chocolate delicioso! Ideal para desfrutar um sabor meio-amargo suave.
Experimente o nosso Chocolate Natural 50% em suas receitas!
O aroma natural de baunilha nativa do cerrado que harmoniza e realça o sabor suave do chocolate meio-amargo!
Experimente a mistura do cacau alcalino orgânico com açúcar mascavo artesanal e baunilha nativa do cerrado!
Desfrute a alimentação saudável nutritiva e saborosa!
Para saber mais, acesse:
https://www.redeciadasaude.com.br/blog/cacau-alcalino-x-cacau-natural/
Diferente do açúcar branco, refinado e demerara, o açúcar mascavo é um alimento integral, o que significa que não passou por nenhum processo de branqueamento - processo que elimina os nutrientes, vitaminas e minerais.
O problema do branqueamento, é que, para digerir o açúcar branco, o nosso organismo precisa retirar do nosso sistema os nutrientes que antes fazim parte da molécula para terem a capacidade de quebrá-las para então, abrsorver. Incrível isso, não?
Vale muito a leitura do livro "Suggar Blues: o gosto amargo do açúcar". Um livro facinante, revelador e inspirador para a decisão de evitar o acúcar refinado.
O Açúcar mascavo artesanal que compõe o Chocolate Natural 50% é produzido pela agricultura familiar em Cavalcante-GO, de maneira tradicional em fogão à lenha, a partir de cana-de-açúcar que eles mesmos plantaram, gerando renda para a sua família.
Além de adoçar, alimenta!
Fonte de cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e muita energia!!
Desfrute a alimentação saudável, nutritiva e saborosa!
Você com saúde, colaborando com a saúde das famílias produtoras e do planeta!
Para mais informações, acesse:
A salada pode ser a que você preferir! O Gersal combina tanto com as folhas, quanto com os tubérculos (cenoura, beterraba, etc).
A gente adora uma salada bem completa!
Mas, também curte uma saladinha de folhas com limão e Gersal!
A sugestão da saladinha de folhas é a combinação de cores, texturas e sabores da alface crespa, rúcula e ora pro nóbis.
Bom apetite!
Desfrute a alimentação saudável nutritiva e saborosa!
Você com saúde, colaborando com a saúde do planeta!
"O gergelim, também conhecido como sésamo, é uma semente, proveniente de uma planta cujo nome científico é Sesamum indicum, rica em fibras que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e a promover a saúde do coração.
Essas sementes são ricas em antioxidantes, lignanos, vitamina E e outros micronutrientes que garantem diversas propriedades para a saúde e, de acordo com o local em que é cultivado, o gergelim pode ser de vários tipos, podendo ser encontrado o gergelim branco, preto, amarelo, marrom e vermelho.
Devido às suas propriedades adstringentes, analgésica, antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, o gergelim poderia ter diversos benefícios para a saúde, incluindo:
Favorece a perda de peso, já que por ser rico em fibras, ajuda a aumentar a saciedade e diminuir a fome;
Melhora a saúde gastrointestinal e regula os níveis de açúcar no sangue, já que contém lignanos, um tipo de fibra solúvel que ajuda a hidratar e aumentar o volume das fezes, facilitando o trânsito intestinal e prevenindo a prisão de ventre, além de também diminuir a absorção de açúcar no intestino;
Reduz o risco de doenças cardiovasculares, já que ajuda a diminuir os níveis de colesterol. Aparentemente, a sesamina, que é um tipo de lignano presente nas sementes, está relacionado com o metabolismo das gorduras no organismo, favorecendo a oxidação das mesmas no fígado e ajudando a reduzir o colesterol ruim, o LDL;
Ajuda a controlar a pressão arterial, pois é rico em ácidos graxos poli-insaturados, sesamina e vitamina E, que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes, ajudando a relaxar os vasos sanguíneos;
Melhora a saúde da pele, facilitando a cicatrização e evitando as manchas de idade, já que é rico em antioxidantes que evitam o dano causado pelos radicais livres;
Aumenta as defesas do organismo, já que possuem propriedades antimicrobianas e nutrientes como o selênio, vitamina E e zinco que fortalecem o sistema imune;
Mantém os ossos e os dentes fortes, pois é uma boa fonte de cálcio, fósforo e magnésio, minerais importantes para a saúde óssea;
Evita lesões no fígado, eliminando substâncias tóxicas do organismo;
Reduz os sintomas da menopausa e da tensão pré menstrual, pois contém fitoestrógenos que ajudam a regular os níveis de estrogênio no organismo;
Regula a produção dos hormônios tireoidianos, já que possui selênio, que é importante para o bom funcionamento da tireoide;
Previne doenças neurológicas, pois contém selênio, colina, vitaminas do complexo B e vitamina E, que são nutrientes importantes para a saúde do cérebro;
Pode ajudar a aliviar a dor causada pela artrite, pois a sesamina presente em sua composição possui propriedades condroprotetoras, analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar o mal estar.
Além disso, o gergelim também é rico em folato e, por isso, pode ser utilizado na alimentação de mulheres grávidas para diminuir o risco de malformações no bebê, como espinha bífida ou doenças cardíacas. Além disso, também previne casos de anemia na gestante e de pré-eclâmpsia."
Excelente texto extraído da página:
https://www.tuasaude.com/beneficios-do-gergelim/
Essa receita é termogênica, ayurvédica com o acréscimo do tempero do gergelim kalunga tostado em fogão à lenha.
Para fazer essa receita, descobrimos que menos é mais!
O sabor da combinação entre o gengibre e a abóbora é incrível!
O gengibre aquece e estimula o metabolismo, equilibra o sabor adocicado da abóbora, proporcionando um creme saboroso, nutritivo e confortante!
Mas, tem um segredo para ficar bem gostoso!
É preciso refogar o gengibre picado até dourar, adicionar a abóbora e cozinhar até desmanchar.
Ao servir, acrescente uma colher de sopa de Gersal à cada prato, sem misturar. A cada colherada você pode ir misturando enquanto saboreia!
Ingredientes:
1/2 abóbora cabotiá
05 cm de pedaço de gengibre
1 l água quente
Modo de preparo:
Refogue o gengibre, adicione a abóbora, misture.
Acrescente a água quente e cozinhe até desmanchar.
Finalize com uma colher de sopa de Gersal à cada prato
Bom apetite!
Delicie-se nesse creme confortante e quentinho!
Desfrute a alimentação saudável, nutritiva e saborosa!
Você com saúde, colaborando com a saúde do planeta!
"A cúrcuma, açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico é uma espécie de raiz com propriedades medicinais. Normalmente é usada em forma de pó para temperar carnes ou legumes especialmente na Índia e países do oriente.
Além de ser ter uma grande potencial antioxidante, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e, até, reduzir o colesterol alto.
A cúrcuma é uma planta com folhas longas e brilhantes com cerca de 60 cm com compridas raízes de coloração laranja. O seu nome científico é Cúrcuma longa
As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva e, por isso, esta planta tem vários benefícios para o corpo, como:
Melhorar a digestão;
Ajudar na perda de peso;
Combater resfriados e gripes;
Evitar crises de asma;
Desintoxicar e tratar problemas de fígado;
Regular a flora intestinal;
Regular colesterol;
Estimular o sistema imune;
Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase;
Melhorar a resposta anti-inflatória natural.
Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada como tônico cerebral, ajuda a inibir a formação de coágulos no sangue e até contribui para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.
O princípio ativo responsável pelo potencial medicinal da cúrcuma é a curcumina, que inclusive vem sendo estudada para ser usada em forma de gel ou pomada para tratar feridas na pele, como queimaduras, porque tem apresentado ótimos resultados nos estudos científicos."
Excelente texto extraído da página:
O nome da receita reúne os três principais ingredientes super nutritivos, ricos em ferro, cálcio, acido fólico, proteínas e antioxidantes!
Ora-pro-nOvos com cúrcuma: folhas de ora-pro-nobis + ovos temperados com cúrcuma e sal.
Essa receita é uma adaptação da receita de Couvo da Chef saudável Dani Faria Lima. Uma excelente opção para quem adora comer ovos e gosta de variar entre cozido, assado e frito.
Nesta receita o ovo assa junto com a ora-pro-nobis e fica sensacional! As folhas ficam com tempero tostado maravilhoso! Vale muito experimentar!
Segue a receita:
Em uma frigideira, coloque as folhas de ora-pro-nobis e acenda o fogo. Espere as folhas ficarem levemente amolecidas e despeje os ovos, previamente misturados com uma pitada de sal e cúrcuma sobre as folhas e tampe.
Aguarde até que o ponto de cozimento do ovo esteja a seu gosto (mais mole ou mais duro, conforme sua preferência). Adicione fatias finas de queijo meia-cura e tomates à gosto.
Prontinho!
Sirva isoladamente em dietas low carb, ou, como recheio de uma tapioca, panqueca, crepe, beiju, etc.
Bom apetite!
A Xylopia Aromática também é conhecida como "pimenta de macaco": polinizada por besouros, alimenta e é dispersada por diversas aves.
Na medicina popular, os frutos são conhecidos por seu sabor e propriedades digestivas, vermífugas e tônicas.
Na culinária popular é muito utilizada como condimento, principalmente na finalização do cozimento para realçar o seu aroma e facilitar a digestão.
"Etimologia: Xylopia_do grego, madeira ou lenho amargo. Aromática_ aroma agradável das flores. Pimenta-de-macaco: alusão ao uso regional das sementes como condimento" (100 Árvores do Cerrado_ guia de campo; Ed. Rede Sementes do Cerrado)
A Xylopia Aromática é amplamente encontrada no Bioma Cerrado, sendo espécie pioneira em áreas degradadas em recuperação.
Além de você desfrutar o sabor dessa especiaria, o consumo de xylopia aromática contribui tanto para a preservação, quanto para a recuperação de áreas de cerrado.
Produto do extrativismo no cerrado direto para a sua mesa!
Experimente essa especiaria do bioma cerrado!
Finaliza pratos como a pimenta-do-reino e a noz-moscada.
Para saber mais, acesse:
http://www.arvoresdobiomacerrado.com.br/site/2017/04/03/xylopia-aromatica-lam-mart/
https://www.cpap.embrapa.br/plantas/ficha.php?especie=Xylopia%20aromatica%20(Lam.%20)%20Mart.
O nome da receita reúne os dois ingredientes super nutritivos, ricos em ferro, cálcio, acido fólico e muito mais!
Couvo com xylopia: Couve + Ovo temperados com uma pitada de sal e xylopia aromática.
Essa receita é uma adaptação da receita de Couvo da Chef saudável Dani Faria Lima. Uma excelente opção para quem adora comer ovos e gosta de variar entre cozido, assado e frito.
Nesta receita o ovo assa junto com a couve e fica sensacional! A couve também fica com tempero assado/tostado maravilhoso! Vale muito experimentar!
Segue a receita:
Em uma frigideira, coloque a folha da couve (uma grande ou mais de uma, se as folhas forem pequenas) e acenda o fogo. Espere a couve ficar levemente amolecida e despeje o ovo, ou ovos, previamente misturados com uma pitada de sal e xylopia aromática sobre a folha da couve e tampe.
Aguarde até que o ponto de cozimento do ovo esteja a seu gosto (mais mole ou mais duro, conforme sua preferência)
Prontinho!
Você pode saborear essa receita Low Carb pura, ou, se quiser usar o couvo com xylopia como recheio de tapioca, pão ou crepe, também fica uma delícia!
Experimente!
Desfrute a alimentação saudável nutritiva e saborosa!
Para saber mais, acesse:
https://www.danifarialima.com.br/
https://www.instagram.com/dani_farialima/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/stories/highlights/17844614020902557/?hl=pt-br